top of page

Jardim Vertical

Os jardins verticais são uma super tendência atual, sendo solicitados em diversos projetos. E sabe por quê? Eles são totalmente adaptáveis a qualquer tamanho e ajudam a suavizar o ambiente, deixando-o mais cheio de vida e frescor, além de serem uma forma de aproximar a natureza para dentro de casa.

Uso do jardim vertical na varanda de apartamento.

Outras vantagens do seu uso são o maior conforto térmico e a consequente economia de energia, já que pode trazer uma menor necessidade de utilizar ventilador e ar condicionado. Gostou da ideia? Vamos então para as dicas para montar seu jardim vertical em casa!

Jardim vertical em varanda gourmet.

Dicas para montar um jardim vertical

  • Para adquirir um jardim vertical, o ambiente deve possuir condições de ventilação e iluminação necessárias para a vida da planta;

  • Ao escolher as plantas que irão compor seu jardim, dê preferência para aquelas que exigem o mesmo cuidado, ou seja, não misturar plantas de sol com as de sombra;

  • Caso você não tenha muito tempo para cuidar das plantas do seu jardim vertical, opte pelas plantas que não exigem muito cuidado. Um exemplo são as suculentas;

  • Os suportes do jardim vertical podem ser feitos com bambu, pallets ou plástico, montados diretamente na parede. Outra possibilidade é a sua suspensão, com a utilização de canos de pvc;

  • O tipo de irrigação também muda de acordo com a dimensão do jardim. Em caso de jardins de pequeno porte, a irrigação manual é suficiente; já em grandes paredões, um sistema de irrigação automatizado garante a rega de todas as plantas por igual;

  • Geralmente são mais utilizadas as plantas que crescem verticalmente, como samambaias, jiboias e barbas de serpente, mas também existem outras que são usadas com bastante sucesso, como bromélia, orquídea-grapete e hera-inglesa.

Agora que já sabe as principais dicas para seu jardim vertical, vamos conferir o uso deles em nossos projetos autorais para sua inspiração. Dê uma olhada nas imagens abaixo!

Nessa varanda gourmet, contamos com o uso do jardim vertical na parede dos fundos, para valorizar o ambiente e trazer esse jogo de cores e contrastes.

O uso de caixas de madeira como prateleiras para a colocação das plantas, junto com um revestimento em pedra, fez toda a diferença nessa varanda.

A sala de estar também pode conter um lindo jardim vertical. Nesse projeto, temos um com plantas de crescimento vertical, em contraste com revestimento de aço corten.

Essa sala de estar também recebeu uma parede vertical junto com aletas de madeira para causar essa leveza no projeto.

Os banheiros também podem possuir jardins verticais de forma criativa! Temos aqui plantas anexadas em suportes de madeira, dando um charme ao ambiente.

E por fim, temos esse detalhe com plantas verticais na parede desse lavabo.

E aí, gostou das dicas? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos! E para qualquer dúvida, estamos à disposição.

bottom of page